sábado, 31 de janeiro de 2009

Bamboo Tattoo

Ninguém sabe ao certo a origem das tatuagens feitas com bambu. Muitos países asiáticos dizem ser o berço desta forma de arte, mas isso pode ter começado há mais de 3000 anos. Talvez nas Filipinas, onde encontraram múmias visimelmente tatuadas com esta técnica.

Já na Tailândia a origem foi nos templos budistas, onde os monges tatuavam (e ainda o fazem) orações pelo corpo.

Há muito tempo atrás esse tipo de tatuagem era 100% bambu, mas hoje a ponta afiada do bambu foi substituída por agulhas bem finas presas na ponta do graveto, o que possibilita o desenho de traços mais finos e exatos.

E qual a diferença entre tatuagem convencional (máquina) e a de bambu?

Bem, eu não sou especialista no assunto e além do mais nunca fiz uma tatuagem com máquina, mas posso dizer o que eu escutei e pesquisei sobre isso.

De 3 a 5 cinco agulhas (dependendo do desenho) são presas na ponta de uma vareta de bambu. Diferentemente da máquina, no bambu as agulhas ficam posicionadas em linha.

Com bastante precisão e firmeza o tatuador vai furando a pele e introduzindo a tinta.
Muito pouco ou quase nada de sangramento, mesmo em tatuagens grandes - isso a gente viu, um cara fazendo uma tatuagem bem grande e nenhuma gotinha de sangue.

O pós-tatuagem também é diferente. Seguindo o princípio que a tatuagem feita com bambu é menos agressiva e menos profunda, não há necessidade de curativos nem cremes anti-inflamatórios. É só não passar sabonete no local e manter hidratado com vaselina por uma semana.
Teoricamente não há problemas em entrar no mar ou pegar sol logo depois de ter feito a tatuagem, a não ser pelo fato de que você não pode passar protetor-solar no local.

Nós fizemos a tatuagem à noite e no outro dia de manhã já estávamos nadando no mar. E muita gente lá escolhe fazer com bambu por isso - cicratização mais fácil. Para nós, mesmo que a cicatrização deste tipo de tatuagem fosse mais demorada, ainda optaríamos por fazer dessa forma.



3 comentários:

2 disse...

a minha foi na maquina mesmo.. by denis.. eram 4 agulhas para fazer o desenho e 14 para pintar! quero fazer mais tatoos e agora fiquei interessado nesta técnica de bambu, muito coisa de índio né.. valeu!

Anônimo disse...

Que massa. A minha foi na máquina mesmo. rss
beijo

Simone disse...

Deve doer demais...