quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ilhas Phi Phi

Onde iríamos ficar?
Phuket, Krabi ou Phi Phi?

Bom, queriamos sair um pouco desse planeta, esquecer as buzinas, a poluição e tudo o que a gente vê todo dia.

Dizem que Phuket tem mais "cara" de cidade apesar das belas praias.
Krabi parece ter lugares maravilhosos.
Mas as ilhas Phi Phi nos conquistaram mesmo antes de começar a viagem.
É um daqueles lugares que a gente chega, se apaixona e não quer mais ir embora. É considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulho e escalada de rochas.

Voamos em direção do sul da Tailândia e descemos na cidade de Phuket.
De lá, pegamos um barco que nos levou até a ilha de Koh Phi Phi, há 45 km para dentro do mar.

Chegando no píer e não sabiamos como ir até o hotel com aquelas malas, já que na ilha não tem carros.

Logo começamos a perceber a estrutura que a pequena ilha oferece: carrinhos de mão bem grandes são usados para levar as malas, um serviço oferecido pelos hotéis e pela gorjetinha merecida.

Tínhamos reservado um hotel com antecedência pois estávamos com medo de acabar dormindo na praia em função da alta temporada. Mas já no primeiro dia trocamos para um hotel 3 vezes mais barato e bem pertinho do mar. Afinal, pra quê hotel com piscina na Tailândia né?
Isso nos fez economizar uma boa grana para aproveitar melhor o que a ilha oferece.

Abaixo está uma foto panorâmica que dá uma idéia de algumas das ilhas na região e também onde nós ficamos hospedados. (Clique na foto para ampliar)

Clique para ampliar a foto

Phi Phi Don
De um lado da ilha está a baia Tonsai Bay. É uma praia muito gostosa, com vários restaurantes e hotéis beira mar.
No outro lado fica Loh Dalum Bay e é onde nós ficamos hospedados.
Vários bares a beira mar, shows de malabarismos com fogo e festa a noite toda.
Nesta baia o mar é bem raso, é possível andar até 100 metros na água cristalina.

De um lado ao outro da ilha, bastam 5 minutos a pé.
E o caminho é uma delícia: ruas estreitas e charmosas com restaurantes, casas de massagem, estúdios de tatuagem, barzinhos, escolas de mergulho, padarias, pub irlandês, farmácias, conveniências, e muitas lojinhas de roupas e souvenirs. Muitos gatos e cachorros dormem tranquilamente pelas ruelas. Imagina o quanto eu gostei?!
Sem carros, sem buzina, sem poluição!
E durante as nossas férias também não havia muitos turistas (economia fraca, fechamento do aeroporto de Bangkok, sabe como é..).

A ilha não é muito grande mas tem até hospital, ringue de boxe tailandes (muaitai) e barzinho com banda de rock.

Ainda em Phi Phi Don fica a praia Monkey Beach, e para chegar nela nós alugamos um kayak em Loh Dalum Bay.

Phi Phi Leh
É uma outra ilha, menor e inacreditavelmente bonita.
Phi Phi Leh é um parque ambiental protegido e é onde fica a famosa Maya Bay (do filme "A Praia").

Podíamos escolher passar o dia em alguma ilha menor, quase deserta, só descansado.
Ou então atividades mais marcantes como mergulho com tubarões, vôo de paraquedas amarrado na lancha, kayaking, snorkel em corais gigantes, assistir ou até lutar muautai, acampamentos..

A noite era um agito. Bares, pubs, apresentações de muaitai, malabarismos com fogo na praia, cervejinha gelada com os tailandeses e muitas risadas.

Quanto ao preço de ficar em Koh Phi Phi, bem... é mais barato tomar uma cerveja olhando para a beleza de Loh Dalum Bay do que em um butequinho em Meia Praia.

Não posso deixar (de jeito nenhum!) de falar dos tailandeses.
Vivem na simplicidade deles, na paz que faz daquele lugar uma lição de vida.
Quando andávamos na praia, no final da tarde, as crianças vinham nos abraçar sem medo, sem vergonha, enquanto os adultos brincávam de embaixadinhas na imensa costa de areia que aparece em Loh Dalum Bay quando a maré está baixa.

É muito difícil você encontrar um lugar como Phi Phi, tão preparado para o turismo e ao mesmo tempo você não se sente explorado a cada garrafinha de água que compra.
Onde a gentileza está mesmo onde não tem gorjeta.

Monkey Beach (A praia dos macacos)

No terceiro dia em Phi Phi pegamos um Kayak e fomos em direção a praia dos macacos.
Dez minutos remando de Loh Dalum Bay e chegamos na praia.

Uma praia bem pequena de água cristalina.
Alguns barcos de turistas e uma certa movimentação em uma parte específica da pequena praia: ali estavam os macacos, mais do que acostumado com humanos eles vinham até a praia pra ganhar comida.

Nos divertimos ali com eles, mas depois amarramos nossa mochila em uma árvore (afinal, os macacos são danados mesmo) e fomos tomar um banho naquela água morna e incrivelmente limpa.

Na hora de ir embora fui dar mais uma olhadinha nos macacos.
Fiquei prestando atenção em um macaco gordo que estava mexendo na lata de lixo do barzinho que tem na praia.
Ele tentou várias latinhas, virava elas mas não vinha nada.
De repente o bicho vê um monte de latinhas em cima de uma mesa.
Eram engradados grandes, e o macaco de bobo só tem a cara: pulou no engradado e pegou uma latinha de sprite.
Assim que pegou a latinha, percebeu que ela era bem mais pesada do que aquelas na lixeira.
Ágil e rápido ele subiu na árvore abraçado com a latinha, sentou no galho e começou a cutucar a lata até abrir um buraco.
Abriu ela e tomou tudo na maior! Isso foi muito engraçado.
Bom, dá uma olhada aí nas fotos e no vídeo que a gente fez :)