sexta-feira, 18 de julho de 2008

Revista Super Interessante - 36 bizarrices sobre a China

Fonte: Revista Super Interessante
Texto: Gilberto Scofield Jr.

Não é que os chineses sejam esquisitos. Apenas migram coletivamente, vendem noivas fantasmas e, quando resolvem virar uma potência, deixam o mundo chocado com seu jeito de pensar.

Abaixo algumas destas bizarrices.

1. A cada feriado do Ano-Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China para visitar a família é o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

2. Durante décadas vivendo sob regime comunista, os chineses dão muito valor ao que é público e pouco ao privado. Ignoram, por exemplo, o conceito de privacidade. Bisbilhotar ou tomar conta da vida alheia é quase obrigação. Não são raras cenas de pessoas prestando atenção em conversas alheias ao telefone e na tela do computador. E também no trabalho, xeretando o cartão de ponto dos colegas para contar ao chefe quem chegou atrasado.

3. O país tem cerca de 30 mil censores para controlar tudo o que os chineses comentam na internet.

4. Os chineses são muito supersticiosos. Em muitos prédios, não há os andares 4, 14 e 24, porque o ideograma do 4 si lembra sonoramente o ideograma da morte. Um número de celular terminado em 4 ou com muitos 4 é bem mais barato que o resto. (Quem é estrangeiro e não acredita nisso consegue números baratinhos.) Já os números com muitos algarismos 8 cujo ideograma lembra o som da prosperidade valem muito mais. Não é à toa que a Olimpíada vai começar em 8 de agosto de 2008.

5. Desde o ano passado, os lamas tibetanos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo chinês.

6. No ano passado, a polícia chinesa prendeu 5 homens acusados de matar mulheres jovens para vendê-las como noivas fantasmas. Segundo a tradição de camponeses do norte do país, homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar o mau agouro na eternidade, os familiares dão um jeito: tentam arranjar para o morto um minghun, casamento após a morte, enterrando uma noiva fantasma ao lado do solteirão. Segundo a polícia, o preço dos corpos varia geralmente de acordo com a idade da noiva: as mais novas chegam a ultrapassar US$ 2 mil.

7. O território chinês poderia abranger pelo menos 4 fusos horários, mas... e daí? O governo impõe que a hora oficial de todo o território seja a de Pequim. Com a diferença de longitude, em regiões a leste de Pequim, como Xangai, o sol chega a nascer às 4 h da manhã. E, no oeste, às 9 h.

8. O número de chineses que falam ou estão aprendendo inglês é igual a toda a população dos EUA.

9. Entre os muito ricos, o banquete do Ano-Novo chinês inclui ovos podres cozidos, sopa de ninho de andorinha e, claro, arroz.

10. A especialidade do restaurante Guolizhuang, em Pequim, é pênis. Há pratos com o membro de 9 animais: touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo. Como o povo acha que o quitute é afrodisíaco, não faltam clientes.

11. Menbox, a maior revista gay da China, é editada dentro de um condomínio militar de Pequim.

12. Para melhorar a imagem do país para as Olimpíadas, o Comitê de Orientação Espiritual Civilizadora (o nome é esse mesmo!) lançou uma campanha de mudança dos hábitos dos cidadãos. A campanha inclui proibições de escarrar em público, jogar lixo no chão, fumar em locais fechados, fazer barulho ou conversar aos berros, gritar no celular e ficar de cócoras em lugares públicos. E há uma preocupação especial para que as pessoas lavem as mãos quando necessário.

13. Saber o sexo do filho durante a gravidez é proibido (porque, se for mulher, é mais fácil o casal decidir abortar). Apesar do controle, o aberto é legalizado e acontece na boa em qualquer hospital de médio e grande porte, muitas vezes em estágio avançado da gravidez, quando a barriga já é proeminente. Como não tem polêmica sobre aborto, embriões e fetos, a China é um dos países mais avançados em pesquisa de células-tronco embrionárias.

14. Como o aborto é permitido, menos de 2% das chinesas casadas tomam pílulas anticoncepcionais para não engravidar.

15. Em 2006 o condomínio chinês de luxo Shanghai Rocket Club and Apartamets impôs uma regra aos empregados: dar o lugar no ônibus para os moradores sentarem.

16. Nas áreas rurais, onde a maioria das casa não tem banheiro, é fácil ver moradores desfilando na rua de pijama, especialmente a caminho do banheiro público, alguns de penico na mão. Tem casais que ainda vão ao supermercado de pijama.

Vale um comentário: Não somente nas áreas rurais, aqui no centro de Shanghai já vimos pessoas nas ruas e supermercados usando pijama. Ué! Deixa de frescura, pijama é roupa não é? :)

17. As moças de aluguel da agência de relacionamentos Jinglinggirl cobram 100 yuans (R$ 24) a hora. O trabalho delas é conversar com homens poucos acostumados a falar com mulheres.

18. Nas províncias do sul come-se de tudo: gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar, cobras e até casulos de bicho da seda.

19. Eles falam aos gritos. Não, não estão discutindo, só gostam de falar gritando.

Um comentário:

2 disse...

caralho.... mto massa o post!