sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pechinchar na China faz parte da cultura

Mas é claro, tem lugares e lugares. Não adianta pechinchar no Carrefour (ou "Calafur" que é como eles chamam por aqui).

Já em outros lugares, ou você insiste ou acaba comprando as coisas por um preço bem maior, às vezes até 3 vezes mais caro.
Estes lugares são uma diversão, você tem que ser cara de pau mesmo e entender que nada é pessoal, são apenas negócios.

Semana passada nós tivemos o sábado-da-pechincha. E funcionava mais ou menos assim:
(Diálogo traduzido do "chinglês" para o português)

Nós - Quanto custa isso?
Vendedor - 150 yuan.
Nós - O queeee?? 150 yuan??? Eu pago 30.
Vendedor - 30??? Tá de brincadeira? Faz um preço sério então.
Nós - É sério, 30 yuan por isso. Ou então você faz o seu melhor preço.
Vendedor fica pensativo, faz cara de bonzinho.
Vendedor - 110 yuan.
Nós - 50 yuan, no máximo.
Vendedor - Não, não.
Nós - Ok, tchau.

Assim que saímos da loja, o vendedor vinha atrás falando "OK OK".
Às vezes a melhor estratégia é dar um gelo neles.

Mas neste mesmo dia aconteceu algo bem inusitado. Chegamos em uma lojinha e eu perguntei para a vendedora (em inglês) quanto custava um determinado produto. Ela me disse o preço e eu virei para o Gilmar (em português): Quanto dá a metade disso mesmo?
Antes de ele me responder, inesperadamente a vendedora começa a falar em português:
- Não não, 25 não.

E eu, com cara de avestruz assustado, falei pra ela: What??????????????????

E ela continuou falando em português: 25 não, façam um preço melhor.
Mesmo envergonhados conseguimos um preço bom e um tchauzinho em espanhol.

Lição do dia: muito cuidado! Quando você menos espera algum chinês pode entender o que você está falando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hehehe, eu sabia que isso iria acontecer, ou seja, alguém iria entender e português de vocês. Na verdade, foi mais rápido do que eu pensava.

Abraços