Esta deve ser a maior barreira para estrangeiros que vem à China: comunicação.
Aqui nós somos surdos, mudos e cegos.
Não entendemos nada, já tentamos falar em mandarim algumas vezes e eles não nos entendem, e também não sabemos ler as placas nas ruas se não estiverem em inglês.
A criatividade que desenvolvemos jogando Imagem e Ação com os nossos amigos (estamos com saudades de vocês galera!!) tem nos ajudado nas mímicas.
Apesar da limitação na comunicação complicar a nossa vida, ela também é divertida.
Podemos conversar sobre qualquer coisa nas ruas que eles não irão nos entender.
E no elevador é sempre uma diversão. Podemos analisar as pessoas que estão no elevador e falar sobre elas sem nenhum constrangimento hehehe. Quando estamos falando, todos eles ficam quietos para ouvir o "latin! latin!".
O inglês deles também é diferente, a pronuncia é complicada de entender.
Bom, imaginem um chinês falando inglês....
Temos a sorte de estar no meio de um povo solidário e prestativo, que tenta nos ajudar sem medir esforços. Às vezes precisamos de alguma informação e então abordamos alguns chineses para encontrar alguém que fale inglês. Nesse momento, outros chineses vão se juntando ao nosso lado tentando nos ajudar.
Agora eu fico pensando: Nós já nos perdemos em Joinville por falta de informação mesmo falando em português.
Até mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
massa o post! se perder em jville é comico kkkkk... mas e aí estão pensando em estudar chines? ta ligado aquele filme chines do tarantino? os caras aprendendo caligafria riscando a varinha na caixa de areia, será que existe um curso desses à moda antiga hoje em dia?
Postar um comentário